Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Quem é você sem a Graça de Deus?

   

"Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte (...) a fim de que ninguém se vanglorie diante dEle". I Coríntios 1.27-29


Se um único jogador de futebol começasse a se vangloriar (expressar ou ostentar os próprios méritos e conquistas) insinuando que o sucesso do time dependia exclusivamente dele, qual seria sua impressão? Eu reprovaria imediatamente, mesmo sem saber quem é esse jogador! É certo que devo considerar que alguns podem primeiramente questionar quem é essa "figura" antes de reprovar. Mas tenho minhas dúvidas se existe alguém que acharia que isso fosse possível. Ninguém tem o direito de ostentar tanta exclusividade!

Eu sei que no exemplo do jogador é possível encontrar um atleta que faça uma considerável diferença no time, mas uma coisa é ser importante para o time, a outra é o ser o time inteiro em uma pessoa só. Percebe? Mérito, quem tem o mérito de quê na vida? Talvez esse seja o grande dilema que enfrentamos nas diversas fases do nosso crescimento.

Alguém disse que quanto mais se adquiri conhecimento, mais consciente fica que ainda não se sabe nada. Concorda com isso? Infelizmente na prática não é bem assim! Não sei se você vai concordar comigo, mas sendo honesto, eu mudaria a expressão e diria que quanto mais conhecimento eu adquiro, mas quero ser reconhecido como intelectual ou inteligente. Será que você é diferente? Essa é a realidade do mundo de hoje. Constantemente buscamos o reconhecimento! "Fazer parte da equipe é bom, mas que posição você deseja nesta equipe? Certamente a cadeira da liderança seria o mais justo". Seguramente, salvo algumas raras exceções, esse é o resumo da nossa prática e busca diária - vaidade e ostentação.

O apóstolo Paulo continuava o ensino a respeito da Sabedoria e Soberania Divina e nesta passagem ele nos mostra o alicerce da doutrina bíblica da Salvação. Trata-se única e exclusivamente da Graça de Deus derramada sobre a humanidade através de Jesus Cristo. "Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força, nem se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que gloriar glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu Sou o Senhor que faço misericórdia, juízo e justiça na terra, porque destas coisas Me agrado, diz o Senhor" (Jeremias 9.23-24). A Ele toda honra e toda glória. Amém?

Nenhum comentário: