Páginas

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Disfarce inútil

"Quando o dono da casa se tiver levantado e cerrado a porta, e vós começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, abre-nos; e ele vos responder: Não sei donde vós sois; então começareis a dizer: Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas; e ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade" (Lucas 13:25-27).

Ivan IV foi o primeiro Czar de toda a Rússia. Ele era um homem tão cruel que o chamaram "Ivan, O Terrível." Ele teve 7 esposas e maltratou a todas elas. Ele era imoral e violento. Ele costumava lançar animais dos muros do Kremlin só para assistir suas mortes. Mas quando ele faleceu em 1584, historiadores registram que ele teve a cabeça raspada e foi enterrado com vestes de monge, esperando que Deus pensasse que Ivan, o Terrível fosse um monge e permitisse sua entrada no Céu.

Até que ponto somos capazes de mostrar aos outros aquilo que não somos? Quantos tipos de máscaras utilizamos nos ambientes em que vivemos? Somos sempre a mesma pessoa, em casa, no trabalho e na igreja local (Comunidade aonde congregamos) ou, dependendo da situação, assumimos personalidades diferentes, tentando tirar proveito de cada circunstância?
 

Quando agimos dessa forma, podemos enganar a todos que nos rodeiam, mas, com toda certeza, jamais conseguiremos enganar ao Deus Poderoso, que tudo sabe e nos conhece perfeitamente.

Podemos ser bons atores mas, ao final, veremos que toda a nossa arte e disfarce de nada serviram quando nos apresentarmos diante do trono do Senhor.

Como Deus tem nos visto? Como uma pessoa perfeita e sem falhas, como a dizer-Lhe que de nada necessita e que Ele é totalmente dispensável ou como alguém que precisa de misericórdia e que O busca para pedir perdão pelos pecados e confessar que dele depende para tudo que faz em todos os momentos?

Será que você, como Ivan, o Terrível, pensa entrar no Céu disfarçado?

Nenhum comentário: