Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O perigo do farisaísmo

Quando observamos o duro discurso de Jesus contra as fariseus em Mateus 23 (leia o capítulo todo) podemos facilmente compreender que aquelas palavras não foram ditas para os incrédulos, mas para aqueles que se dizem fazer a vontade de Deus.

Os fariseus falavam e ensinavam sobre a vontade de Deus. Jesus disse sobre eles:
"Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as..."

Será que nós não somos parecidos com eles, neste aspecto? Nós acreditamos em Deus e falamos de Sua vontade. Sabemos até mesmo versículos decorados da Bíblia...

"...mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;". Dizem, mas não fazem... Então Jesus estava sendo duro porque eles falavam sobre Deus mas não viviam o que falavam!

Será que existem muitos "homens de Deus" assim hoje em dia? Será que tudo o que eu digo sobre a bondade, o amor, a misericórdia de Deus tenho levado a sério em minha vida pessoal ou será que é um fardo pesado que estou apenas jogando nas costas dos outros?

Jesus continuou: "Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;". Nem com um dedo querem movê-los... Será que isto tem a ver com esforço? Porque os fariseus eram religiosos ao extremo, no sentido literal da palavra. Eles se esforçavam em estudar a lei de Moisés, eram doutores e conhecedores de preceitos e regras religiosas.

Podemos ser bons religiosos... não falar palavrão, ser pessoas agradáveis diante dos homens, não fumar, não se embriagar... (Dizem que o cachorro é um ótimo crente: não fuma, não bebe e não fala palavrão).

Podemos ir para os cultos religiosamente todos os domingos, não chegar atrasados nas reuniões, bater palmas, cantar louvores em alta voz (até mesmo afinada). E ainda assim ser um fariseu evangélico.

Mas se os fariseus são esforçados, por que eles foram condenados por Jesus?
Por que corremos este risco de ser tidos como fariseus para Jesus também?

O problema dos fariseus é que não tem a disposição genuína em querer fazer a vontade de Deus!
Eles se esforçam pela sua convicção religiosa ou por uma rotina religiosa, mas não estão dispostos a renunciar suas vontades pela de Deus. Eles não obedecem o principal mandamento que é "amar a Deus acima de todas as coisas". Não colocam Deus no trono do coração, não estão dispostos a ouvir Sua voz! Não deixam o Senhor reinar, governar sobre suas vidas.

Vejamos algumas características que Jesus citou contra os fariseus que podemos refletir e ter cuidado em nossas vidas:

- Diz a vontade de Deus, mas não a obedece;
- Põe fardos pesados sobre os outros. Ensina regras duras para que os outros façam mas não vive estas regras.
- Tem atitudes cujo objetivo ou motivação é a de ser visto pelos outros; de ganhar status e visibilidade.
- Ama o primeiro lugar. Ama o melhor para si em primeiro, quer ser servido e não quer servir. Seu desejo tem prioridade sobre os demais.
- Ama a honra, é apegado a sua imagem pessoal. Quer ser ouvido, mas não quer ouvir.
- É apegado a títulos e cargos, quer ser sempre o mestre, o professor.
Sua opinião sempre tem que prevalecer sobre as dos demais.
- Dificulta a vida das pessoas que levam Deus a sério. Usa as pessoas no nome de Jesus, quando, na verdade, a motivação é pessoal.
- Faz grandes esforços em nome da obra de Deus mas não tem vida para transmitir as pessoas, tornando-as farisaicas como eles.
- Cria regras que são opostas a vontade de Deus. Considera mais importante o ouro, as ofertas do que as aquele que santifica o ouro e as ofertas.
- É exigente em sua própria justiça, mas não é justo com as pessoas, não tem misericórdia quando os outros erram.
- É exigente com regrinhas, mas para outras coisas mais importantes deixam passar.
- Aparenta ser uma pessoa boa mas o coração está cheio de malícia e de maldade. Não se preocupa em se limpar dessa malícia, em se purificar diante do Senhor. Não trata do pecado, não confessa, não pede perdão.
Não se expõe que tem dificuldades e fraquezas. Não reconhece que precisa de misericórdia e perdão, mas mostra-se sempre irrepreensível diante de todos.
- É apressado em julgar e condenar os outros, se vangloria por ser achar "correto". Quando vê o erro dos outros se escandaliza, faz tempestade, não demonstra misericórdia. Tem verdades, mas sem amor.
- Se vangloria de uma certa atitude boa que faz. Se enche de orgulho e
afirma: - eu nunca cometeria um erro desses!


Virar fariseu é como um rádio na sintonia errada. Ele liga, sai som, mas este som não é da emissora correta. Deus quer estejamos sintonizados em Sua emissora, na Sua fonte. Quer que estejamos em sintonia com Seus propósitos, que o busquemos de todo o nosso coração.

Nós não temos a capacidade de ser santos pela nossa força, precisamos da ação de Deus em nossas vidas, mas isto só acontece quando entregamos a Ele o governo do nosso coração constantemente. E ainda assim caímos, mas Ele nos consola e nos levanta, nos perdoa e nos purifica.

Os fariseus serão rejeitados por Deus porque eles querem alcançá-lo por seus próprios méritos, pelos seus próprios esforços, pela seu próprio entendimento. Quem se torna fariseu, se torna cego, endurece o coração e não consegue compreender a vontade de Deus.

Você quer se tornar fariseu?

- Eu também não! Minha oração é para que o Senhor me santifique, me entristeça sempre com minhas atitudes farisaicas, me levando ao arrependimento verdadeiro. E assim vou prosseguir para o alvo, esquecendo-me das coisas que para trás ficam!

Um irmão me enviou um texto muito tremendo que é o segredo para não virar fariseu:

"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. " Provérbios 3:5-6

Nenhum comentário: