Páginas

terça-feira, 20 de julho de 2010

DIA DO AMIGO - PAULO E EPAFRODITO



Hoje é o Dia do Amigo, e lendo a Palavra de Deus encontrei dois exemplos magníficos de amizade, e exemplo do que se deve ter como "amizade". Um deles foi o amor de Davi e Jônatas, e o outro de Epafrodito e Paulo. Eu gostaria de falar sobre os dois, mas vou me ater ao segundo exemplo.
Epafrodito e Paulo
Foi um amor verdadeiro que levou Epafrodito a viajar da Macedônia até Roma, o que não era próximo. Mais ou menos dois mil quilomêtros  para cuidar de Paulo, podendo com isso perder muito, talvez até a própria vida. Acredito que essas viagens eram longas e cansativas e nessa viagem Epafrodito ficou doente e quase morreu (Filipenses 02:27 - Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus porém, se compadeceu dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.)
Ele não se importou em correr riscos por uma verdadeira amizade.
Paulo havia sido acusado de traição a Roma e poderia ser condenado a morte, e quando isso acontecia quem estivesse com ele deveria também morrer, e Epafrodito sabia que isso poderia ocorrer. Ainda assim, ele saiu de sua cidade, deixou sua casa e familiares e vai ao encontro de Paulo. Isso é amizade verdadeira, desprendimento, comprometimento.
O amor moveu Epafrodito a deixar seus próprios interresses para cuidar do amigo. Em I Coríntios 13:4,5 diz: “...o amor não busca seus próprios interesses,....” Isso acontecia alí.
Paulo manda Epafrodito de volta a Macedônia pois ele estava com saudade da Igreja. Filipenses 02:25, 26 (Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades.
Porquanto tinha muitas saudades de vós todos, e estava muito angustiado de que tivésseis ouvido que ele estivera doente.)
A amizade e o amor eram iguais tanto de um, quanto do outro pois Paulo abre mão da presença de Epafrodito, para que ele matasse a saudade dos seus e da Igreja.
Que amizade linda essa.
Que cada um de nós possamos também devotar nossa amizade e amor, como Paulo e Epafrodito.
Fiquem na Paz do Senhor Jesus e um beijo no coração de todos!!!





Nenhum comentário: